Quarta-feira de Cinzas: Tempo quaresmal tem início hoje

QUARTA-FEIRA-DE-CINZAS

Na Quaresma, que se estende até o dia 29 de março, os cristãos são convocados a viverem mais profundamente a experiência da conversão ao seguimento de Jesus. A Igreja propõe os “exercícios quaresmais” como o jejum, a esmola e a oração.

A Conferência Nacional dos Bispos (CNBB) apresenta a Campanha da Fraternidade que, neste ano, tem como tema ‘Fraternidade e superação da violência’ e lema ‘Em Cristo somos todos irmãos’ (Mt 23,8). O objetivo geral é “Construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência”.

A Coordenação Diocesana da CF já está realizando uma série de atividades sobre a CF 2018, de modo a envolver diferentes segmentos da sociedade para o enfrentamento da violência no país. O texto-base da CF apresenta questões como as múltiplas formas de violência. As ações devem ser realizadas em três níveis: pessoal e familiar, comunitário e social.

Ouça o hino oficial da Campanha da Fraternidade 2018:

 

Quarta de Cinzas – A data marca o começo da Quaresma, o período de 40 dias que antecede a Páscoa, época dos cristãos viverem a oração, jejum, caridade e penitência. Os fiéis recebem a imposição das cinzas sobre as cabeças como símbolo de que o homem veio do pó e ao pó voltará, uma alusão a fragilidade humana. O momento é um convite a conversão e crença do evangelho.

Fonte: G1

Foto: Reprodução/Internet

Departamento de Jornalismo – Rádio Mundo Melhor