Detran define prazo de licenciamento anual de veículos no estado de Minas

Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) definiu os prazos para renovação do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV) em 2018. Motoristas têm somente até a data informada para usar o documento de 2017. A exigência do documento atual varia de acordo com o final da placa. Veículos com placas finais 1, 2, 3, 4 e 5 têm até 30 de junho. Para os proprietários de veículos com placas finais 6, 7, 8, 9 e 0, o prazo final é 31 de julho, e não mais agosto, como ocorreu em anos anteriores.

Vale ressaltar que o veículo só é considerado licenciado após a quitação de todos os débitos de tributos, ou seja, após quitar IPVA, DPVAT e Taxa de Licenciamento, bem como estar livre de encargos e multas, em acordo com normas estipuladas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O CRLV do ano em exercício é o documento que comprova isso, não sendo necessário nenhum comprovante de pagamento de impostos ou multas.

Atualmente, em Minas Gerais existem mais de 9,2 milhões de veículos registrados em condições de licenciamento. No entanto, de acordo com o dado mais recente do Detran-MG, cerca de 53% destes veículos têm alguma pendência registrada no sistema do órgão.

Quando a situação do veículo está regularizada, o CRLV anual é enviado pelos Correios, com Aviso de Recebimento (AR). Quem está em atraso com os tributos pode fazer o pagamento nas redes bancárias credenciadas ou, ainda, por meio de parcelamento em cartão de crédito nos postos credenciados ao Detran-MG.

O órgão alerta que conduzir veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado é infração gravíssima, de R$ 293,47, além de 7 pontos na carteira e remoção do veículo, conforme o artigo 230 do CTB. Em caso de não recebimento da documentação, é possível consultar no site www.detran.mg.gov.br – “consulta situação do veículo” para informações sobre os motivos do não licenciamento.

Postado originalmente por: JM Online

Fonte: Amirt

Foto: Reprodução/Internet

Departamento de Jornalismo – Rádio Mundo Melhor