Enem 2018: prorrogado prazo para isenção de taxa de inscrição

Como-solicitar-a-isenção-de-pagamento-da-taxa-do-Enem-2018-480×270

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou até o dia 15 de abril o prazo para pedir isenção de taxa no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. O Inep modificou o sistema de solicitação de isenção nesta edição do exame após inúmeros problemas em 2017. As provas do Enem acontecerão nos dias 4 e 11 de novembro e os estudantes devem fazer inscrição a partir do dia 7 de maio. O resultado do pedido de isenção sai no dia 23 de abril. A partir de então, o candidato que tiver o recurso negado terá 5 dias para pedir revisão do pedido.

Acesse: http://www.inep.gov.br/

Terão direito à isenção da taxa de inscrição os estudantes que estejam cursando a última série do ensino médio em escola da rede pública. O direito também se estende a candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capital igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) — com renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou com renda familiar mensal de até três salários mínimos —, também terão direito à isenção. Neste ano, o direito também será concedido a estudantes que participaram do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2017) e tenha obtido proficiência que possibilite certificação na área de conhecimento em que se inscreveu.

Os estudantes que têm direito à isenção, mas se inscreveram no último Enem e não compareceram devem percorrer um caminho diferente no site do Inep para justificar a ausência no ano passado e solicitar o benefício para 2018. Nesse caso, devem entrar na página do participante e clicar em “Justificativa de ausência Enem 2017”. Esses estudantes devem informar o motivo da ausência e anexar documentos oficiais, como atestado médico, atestado de óbito de familiares ou boletim de ocorrência.

Fonte: O Globo

Foto: Reprodução/Internet

Departamento de Jornalismo – Rádio Mundo Melhor



WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com