Em GV: Dia D de vacinação contra a gripe é neste sábado

A ação atinge as Unidades Básicas de Saúde das zonas urbana e rural de Valadares

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza ganha um reforço com o Dia D, ação que mobilizará todo o país neste sábado (12). Em Governador Valadares, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana vão recebem a população das 8 às 17h.

No perímetro rural, os distritos de Baguari, Vila Nova Floresta, Pontal, Xonin de Baixo e São Vítor participarão também do Dia D. A população deve procurar a UBS mais próxima em posse da identidade e cartão de vacina.

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde (MS) é que 90% do público-alvo seja imunizado. São eles: crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da área da saúde, professores (rede privada ou pública), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, povos indígenas, pessoas acima de 60 anos e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis (estas devem apresentar justificativa médica para receber a dose da vacina).

Além desses pontos, a Igreja Católica da Ilha dos Araújos participará do Dia D. “Nesta sala de vacina não serão atendidas crianças para imunização. Portanto, os moradores da Ilha que desejem se vacinar no local podem comparecer, das 8 às 17h. As crianças devem ser levadas até UBS do Centro, que fica na rua São João, 182, no Centro”, alertou Márcia Cordeiro, coordenadora do Setor de Imunização da Secretária Municipal de Saúde (SMS).

Nos outros dias, as 39 UBSs da zona urbana e as dez localizadas na zona rural continuam a vacinação normalmente. A campanha tem o objetivo de reduzir as complicações e internações causadas pelo vírus ao público-alvo da campanha.

Contraindicação

A vacina não é indicada para indivíduos com histórico de reação alérgica grave a proteínas do ovo, proteínas de galinha, qualquer componente da vacina ou após administração prévia dessa vacina ou outra que contenha os mesmos componentes.

 O município de Governador Valadares alcançou em 2017 uma cobertura vacinal de 79,06% e foram administradas 53.699 doses de vacinas na Campanha. A meta não foi atingida para os grupos prioritários, sendo que, crianças de seis meses à menores de cinco anos, gestantes e puérperas ficaram abaixo de 70%.

A meta de vacinação para 2018 é de vacinar 90% dos grupos prioritários, assim o município tem definido estratégias para garantir esta cobertura, considerando os benefícios que a vacina pode trazer para essa população.

Fonte: SECOM/GV

Foto: Reprodução/Internet

Departamento de Jornalismo – Rádio Mundo Melhor



WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com