Em GV: Banda de Música da PM se torna patrimônio histórico

{BABEDB7A-CE72-0A5E-0BC6-BECEB0E3ACAC}

Quando se fala em patrimônio histórico, logo vem à mente uma construção, um monumento ou obra de arte. Acontece que os bens culturais também podem ter natureza imaterial, como práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas).

Sendo assim, o vereador coronel Wagner propôs à Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude (SMCEL) o registro da Banda de Música da 8ª Região de Polícia Militar como patrimônio histórico imaterial do Município. A solenidade acontecerá nesta terça-feira (19), às 15h, no Centro Cultural Nelson Mandela.

A Banda de Música da PM foi criada em 1931, junto com o 6º Batalhão (que ficava, então, na capital mineira). Entre outras funções, tinha a incumbência de executar as cerimônias de honras militares nas recepções às autoridades civis e militares federais e estaduais, de nosso país e do exterior. Também brilhava nas paradas de Sete de Setembro em Belo Horizonte. Em 1952, o 6º Batalhão foi transferido para Valadares e, com ele, a Banda de Música da PM. Desde então, é presença confirmada em eventos de gala para autoridades e para a população em datas festivas, com desfiles e evoluções marciais. Com a criação de novas Unidades Operacionais na Guarnição, está agora lotada na 8ª RPM.

Atualmente, é composta por 19 músicos e um maestro. O repertório é variado e agrada a todo o público: músicas clássicas, populares, de raiz, marchas, valsas, entre outros gêneros.

Saiba mais na página do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/234 .

Serviço

O quê: Ato de Registro Histórico da Banda de Música da 8ª RPM

Quando: terça-feira (19), às 15h

Onde: Centro Cultural Nelson Mandela | Rua Afonso Pena, 3269, Centro

 

Fonte: SECOM/GV

Foto: Reprodução Internet

Departamento de Jornalismo – Rádio Mundo Melhor



WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com