Provas do Enem sofrerão mudanças até 2020, afirma ministro

image

O ministro da Educação, Rossieli Soares, afirmou, nesta segunda-feira (6), que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve passar por mudanças até 2020. A declaração foi dada durante o 2º Congresso de Jornalismo de Educação, em São Paulo.

As alterações serão para adequar a prova à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio, documento que orienta e explicita como deve ser o aprendizado em toda etapa escolar. O texto foi apresentado pelo governo em abril deste ano e está sendo discutido em audiências públicas.

Rossieli atrelou a mudança ao perfil do Enem, que hoje funciona como um exame de entrada para o ensino superior, mas também como um método de avaliação do ensino médio, na visão do ministro.

“O Enem precisa mudar. Ele não pode ser o norte do ensino médio. É um exame de entrada [na universidade], não de saída [da educação básica]”, disse.

O prazo para 2020 está relacionado ao tempo de implementação para a BNCC nas escolas de todo o país. A base para os ensinos infantil e fundamental já foi aprovada e votada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). O texto para o ensino médio, no entanto, está sendo analisado pelo órgão e pode passar por mudanças.

Fonte: Hoje em Dia

Foto: Reprodução Internet

Departamento de Jornalismo – Rádio Mundo Melhor



WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com